sexta-feira, 18 de março de 2011



PRAÇA DAVI GOMES
PROPOSTA ELABORADA PARA REURBANIZAÇÃO DA PRAÇA DAVI GOMES EM IBATIBA
Idealizei este projeto há muitos anos atrás , logo que ingressei no curso de Arquitetura e Urbanismo, sempre foi um sonho meu ver a praça DAVI GOMES de uma forma diferente, a achava muito feia, sem vida embora seja frequentada por muitas pessoas por ser o único local de "lazer" público no município e como morava em frente à praça quando adolescente ficava imaginando como aquela praça poderia ser bem mais atraente afinal de contas frequentávamos muito aquele espaço.
Neste projeto fiz algumas alterações desde a concepção inicial, mas nunca abri mão dos gazebos e da idéia de trabalhar com bastante madeira, gosto muito deste material, acho que ao mesmo tempo que "enobrece" dá conforto e esta mistura de rusticidade com contemporâneo faz o ambiente harmônico.


Na paisagem incial pensava em usar palmeiras na vegetação da praça em geral, mas após criticas de algumas pessoas que conheceram meu projeto anterior comecei a pesquisar outra vegetação que pudesse dar mais sombreamento e ao mesmo tempo dar uma estética bonita durante o ano todo. Então pensei em usar os ipês e para esta proposta fiz a distribuição das espécies de ipê-amarelo, ipê-roxo e ipê-branco, como começam a florescer praticamente na mesma época quando floridos além de formar um tapete colorido no piso da extensão de sua copa com suas belíssimas flores é uma das árvores da nossa mata atlântica mais bela e ainda tem a fase em que "caduca" e também fica bonita mesmo que sem folhas e flores e a fase das folhas nos proporcionariam paisagens diferentes durante o ano todo. Nesta escolha optei para manter apenas duas espécies de árvores existentes na praça , as demais seriam retiradas pois com os maus tratos ao longo dos anos seria impossível recuperá-las.



AMBIENTE DE LAZER PARA CRIANÇAS
O ambiente para crianças não era minha idealização para este espaço, pensava em fazer algo mais voltado para um público jovem - adulto e fazer este ambiente em um outro local próximo à praça, mas após participar de uma reunião em um auditório da cidade em que propunham um projeto para alteração de mudança do trânsito me vi obrigada a realizar esta alteração, a área da praça é pequena e gostaria de realizar um projeto mais amplo para a área de lazer das crianças.



AMBIENTE COM MESAS DE  JOGOS


GAZEBOS COM ESTRUTURA E BANCOS DE MADEIRA MACIÇA


Os cachepôs de madeira com o buxinho topiado bola (Buxus sempervirens) esteve presente neste projeto desde o início e é um dos itens que não deixei de usar neste planejamento.
Este projeto foi apresentado ao prefeito porém por motivos até hoje não esclarecidos não fui contemplada com o privilégio de realizar um dos meus sonhos de tantos anos. Hoje a praça encontra-se em obras certamente projeto elaborado  por outro profissional, fiquei muito triste quando recebi a notícia que outra pessoa havia feito este projeto, um projeto que tanto idealizei que fiquei dias, noites acordadas fazendo pesquisas e elaborando desenhos, pesquisas em campo com frequentadores assíduos da praça enfim não digo tempo perdido pois considero um dos projetos que não sairá das telas do computador de folhas de papel mas que me realizou interiormente só pelo fato de vê-lo montado nesta maquete que com tanto carinho e dedicação trabalhei.
Faço votos de que a reurbanização da praça fique bem bonita e agrade aos Ibatibenses quando for reinaugurada mesmo que não tenha sido a autora escolhida para este projeto.

Um comentário:

  1. thiago guilherme de oliveira14 de novembro de 2011 às 17:31

    Que pena não ter sido Karla Moreno a realizar o projeto de nossa praça, pós acho ela uma otima profissonal no que faz....
    De a ela a preferençia de projetar a reforma de minha casa que logo ganhara vida.

    ResponderExcluir